Aydano Roriz

Escritor de romances
Novels author

Ele escreveu / He wrote:
O Desbravador na Metrópole

Entrevista com Mário Kertész sobre o livro "Rigoletto"


Aperte o play para reproduzir

O Desejado no jornal O Globo

Reportagem sobre o livro O Desejado (edição da Ediouro), publicada no jornal O Globo.

Entrevista à RTP

Diário de Lisboa – Discussão sobre
“O Desejado”
Comentário sobre reportagem da Veja

Livro "O Fundador" no programa
Mais Você, Rede Globo

Vídeo de "O Fundador" sendo apresentado por Ana Maria Braga, no programa Mais Você.

Folha de S. Paulo

Concluído em 1999, "O Fundador" foi publicado e republicado diversas vezes no Brasil e em Portugal. Convidado a revisar o texto para uma nova edição brasileira, Aydano Roriz reescreveu parte do livro.

O romance histórico relata a trajetória de Tomé de Souza, Caramuru e Garcia d'Avila, homens que ajudaram a fundar a primeira capital do Brasil.

Nesta entrevista à Livraria da Folha, Aydano fala sobre inserção de novos elementos à obra e relata as diferenças e as semelhanças entre o público brasileiro e lusitano.

Ler a entrevista completa

A Casa da Torre de Garcia D'Ávila
Matéria de "O Fundador" no Blog Milhafre

Confesso que eu já o esperava faz tempo; portanto, quando tive nas mãos o livro “O Fundador”, do escritor Aydano Roriz, corri para o sofá do terraço e ‘garrei na leitura.

Já conhecia quase todos os outros livros do Aydano e todos me encantaram, daí a pressa em mergulhar nesse mundo de realidade e fantasia que constituem suas obras históricas.

Esses livros que tratam da História,mas, de um jeito diferente,fuçando acontecimentos que os livros de História não contam e por causa disto tratando esses personagens como seres humanos iguais a nós,com suas paixões á mostra defeitos e qualidades,nos levam para uma viagem deliciosa com direito a emoções,risos e lágrimas ,numa interação perfeita entre autor,personagem, leitor,imprescindíveis na boa literatura.

Continuar lendo

Entrevista com Mário Kertész sobre o livro "O Fundador"


Aperte o play para reproduzir

Entrevista com Mário Kertész sobre o livro "A Guerra dos Hereges"


Aperte o play para reproduzir

Você sabia?

Algumas das curiosidades históricas reveladas no romance "O Fundador" - download

Algumas das curiosidades históricas reveladas no romance "Nova Lusitânia" - download

Ancestrais do autor

Relação dos Ancestrais de Aydano Roriz:

Clique aqui para ver a relação de nomes

Pronúncia do nome Aydano Roriz

Pronúncia correta do nome do autor

Quem não conhece bem, tende a chamar Aydano de “Aidâno” e Roriz de “Róris”. O correto é “Áidano Rôriz”. A pronúncia do Aydano equivale, aproximadamente, à expressão inglesa “I don't know” dita muito rapidamente. O arquivo sonoro a seguir, na voz do Dr. Mário Kertész, ex-prefeito da cidade de Salvador, Bahia, e que prefaciou a edição portuguesa de “O Livro dos Hereges”, mostra a pronúncia correta.


Aperte o play para reproduzir

Aprendi com Meu Pai

É um livro de memórias escrito por 54 pessoas consideradas bem-sucedidas ou celebridades, que contam factos inéditos do seu passado, muitas vezes com nuances de humor, outras vezes com grande emoção, todos mantendo o tom franco do livro. Elas falam sobre a maior lição que receberam do seu pai. O livro foi idealizado e editado pelo jornalista Luís Colomboni e publicado no Brasil pela Editora Veras em 2005.
Qual foi a lição mais importante que você aprendeu com o seu pai? Esta pergunta foi respondida por 54 pessoas de sucesso, nomeadamente artistas, cantores, actores, músicos, empresários, executivos, publicitários, jornalistas, escritores e directores de cinema. São grandes nomes como Paulo Autran (falecido recentemente), Zezé Di Camargo & Luciano, Ivete Sangalo, Aydano Roriz, Mauricio de Sousa, Lígia Cortez (filha de Raul Cortez), entre outros. O resultado é um livro de memórias, ou de histórias, das 54 celebridades que aceitaram revelar cenas inéditas de seu passado, às vezes com bom humor, às vezes emocionados, sempre com uma franqueza desconcertante.

Leia o capítulo escrito por Aydano Roriz

História em quadrinhos
inspirado na obra "O Fundador" de Aydano Roriz